sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Por que Diálogos Lúdicos?

1. Apresentação



A disciplina Educação Mediada por Tecnologias

Olá! Meu nome é Erick Henrique Silva Góes, aluno do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduado em Produção de Software com ênfase em Softwares Livres pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Processamento de Dados pela UNITINS.
Sou educador 3D especializado em game design e animação digital com Blender 3D. Ideologia de vida: Tudo é lúdico.

O blog Diálogos Lúdicos foi criado para completar o desafio nº1 proposto pelos professores George França, David Nadler Prata e Isabel Auler na disciplina Educação Mediada por Tecnologias, cujo objetivo é desenvolver nos alunos "uma visão prática para a seleção, implementação e avaliação de iniciativas em tecnologia educacional". Além disto, outras atividades são propostas pedagógicas do curso, entre elas destaco as seguintes:

a) "ampliar sua perspectiva de ensino aprendendo como a tecnologia educacional é realmente implementada";
b) "assistir a vídeos, fazer leituras, participar de atividades, completar tarefas e interagir com seus colegas";
c) "para o seu projeto final, você vai criar um plano para implementar e avaliar uma tecnologia educacional de sua própria escolha".

Fonte: http://meduft.wikidot.com/

No meu caso, a tecnologia educacional escolhida é o jogo digital educativo e metodologias de gameficação da educação.

2. Por que Diálogos Lúdicos?

Gostaria de iniciar este blog explicando por que escolhi o título "Diálogos Lúdicos", começando pela palavra diálogo.

Diálogo (διάλογος diálogos) significa conversa, troca interativa de ideias entre duas ou mais pessoas, que acontece de forma cordial, voluntária, temporária, e segundo regras predefinidas pela linguagem adotada pelos dialogantes; também significa movimento ou passagem de uma coisa para outra por meio de, ou através de um interveniente (mediador ou meio). No caso deste blog, os games serão os mediadores do nosso diálogo sobre educação e jogos digitais.

Lúdico se refere, entre outros sentidos, a tudo aquilo ou o que é relativo a jogos e a diversão. No entanto, sugiro a leitura do livro Homo Ludens do professor e historiador neerlandês, Johan Huizinga (1872-1945), para quem a palavra Lúdico  possue um sentido mais amplo relacionado ao(s) jogo(s) e a própria formação da cultura humana, conforme podemos evidenciar em suas palavras:

"Já há muitos anos que vem crescendo em mim a convicção de que é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve." (Huizinga, 1938)

Compartilho da convicção de Huizinga, em relação ao caráter lúdico da cultura humana e do papel dos jogos na formação de nossa civilização. Pensando que a educação humana possua um caráter lúdico, e sustentando me sobre o olhar do professor Johan Huizinga, sentir crescendo em mim a convicção de que é no jogo e pelo jogo que a aprendizagem surge e se desenvolve, me faz ingressar nesta disciplina esperançoso de encontrar as bases teóricas e práticas que me auxiliem na minha própria jornada de aprendizagem como educador e game designer. Com esta crescente convicção em mente, muita curiosidade e vontade de aprender para melhor ensinar, criei o blog Diálogos Lúdicos como uma tentativa de iniciar diálogos com outros educadores e pesquisadores da educação mediada por tecnologias sobre o caráter lúdico da educação e a conceituação, produção e utilização de jogos digitais como mediadores de aprendizagens.

Espero, também, ao longo da experiência interativa inter e transdisciplinar da disciplina de Educação Mediada por Tecnologias, dialogar com outros educadores em matemática, física, química, linguagens, biologia, psicologia, robótica, computação, TICs, pedagogia etc, que utilizem ou pretendam utilizar jogos digitais nas suas práticas de ensinagem 1 (ANASTASIOU, L.G.C, 1998, pág.15).


Com o objetivo de desenvolver jogos digitais educativos mais inclusivos de forma criativa, didático-pedagógica e divertida, seguindo padrões de investigação científicos a princípio, sem desconsiderar os aspectos humanos e sociológicos envolvidos no processo de aprendizagem mediada pelos jogos e a includificação nos processos de game design destes artefatos tecnológicos educacionais.

1. "A expressão ensinagem foi inicialmente explicitada no texto de ANASTASIOU, L. G. C., resultante da pesquisa de doutorado: Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPE, 1998, 193-201. Termo adotado para significar uma situação de ensino da qual necessariamente decorra a aprendizagem, sendo a parceria entre professor e alunos a condição fundamental para enfrentamento do conhecimento, necessário à formação do aluno durante o cursar da graduação." - livro Processos de Ensinagem na Universidade, pág. 15.







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